55+ Versículos Bíblicos Sobre Boa Sexta-Feira
A Sexta-feira Santa tem um significado profundo na fé cristã, marcando o dia solene da crucificação de Jesus Cristo e do seu sacrifício final pela redenção da humanidade. Este dia é comemorado com reflexão, reverência e oração, atraindo os crentes a meditar sobre a profundidade do amor e do sofrimento de Cristo. Os versículos bíblicos sobre a Sexta-Feira Santa fornecem insights e reflexões poderosas sobre os eventos deste dia sagrado, oferecendo alimento espiritual e uma compreensão mais profunda de seu impacto na teologia cristã. Estas escrituras não apenas recontam a narrativa da paixão de Jesus, mas também inspiram os crentes a abraçar os temas do sacrifício, do perdão e da esperança que ressoam durante a observância da Sexta-Feira Santa.
aqui estão alguns Versículos Bíblicos Sobre Boa Sexta-Feira:
Ele foi desprezado e rejeitado pela humanidade, um homem sofredor e familiarizado com a dor. Como alguém de quem as pessoas escondem o rosto, ele era desprezado e nós o tínhamos em baixa estima. Certamente ele assumiu nossa dor e suportou nosso sofrimento, mas nós o consideramos punido por Deus, atingido por ele e afligido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
– Isaías 53:3-5
“Estava, pois, perto a Festa dos Pães Asmos, chamada de Páscoa”
— Lucas 22:1
Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, e obrigaram-no a carregar a cruz. Eles chegaram a um lugar chamado Gólgota (que significa “o lugar da caveira”). Ali ofereceram a Jesus vinho para beber, misturado com fel; mas depois de prová-lo, recusou-se a bebê-lo. Depois de o crucificarem, repartiram as suas roupas por meio de sorteio. E sentando-se, eles o vigiaram ali. Acima de sua cabeça colocaram contra ele uma acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Dois rebeldes foram crucificados com ele, um à sua direita e outro à sua esquerda.”
– Mateus 27:32-56
“E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que preparemos a comida da Páscoa?”
— Mateus 26:17
Já era quase meio-dia e a escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde, pois o sol parou de brilhar. E o véu do templo rasgou-se em dois. Jesus clamou em alta voz: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Quando ele disse isso, ele deu seu último suspiro.
– Lucas 23:44-46
“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”
— Romanos 5:6
Mais tarde, sabendo que tudo já estava consumado e que a Escritura se cumpriria, Jesus disse: “Tenho sede”. Havia ali um jarro de vinagre de vinho, então eles encharcaram uma esponja nele, colocaram a esponja num talo de hissopo e levaram-na aos lábios de Jesus. Depois de receber a bebida, Jesus disse: “Está consumado”. Com isso, ele abaixou a cabeça e desistiu de seu espírito.
– João 19:28-30
“Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou”
— João 13:13
Veja, no momento certo, quando ainda éramos impotentes, Cristo morreu pelos ímpios. Muito raramente alguém morrerá por uma pessoa justa, embora por uma pessoa boa alguém possa ousar morrer. Mas Deus demonstra o seu próprio amor por nós nisto: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Visto que agora fomos justificados pelo seu sangue, quanto mais seremos salvos da ira de Deus através dele! Pois se, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte de seu Filho, quanto mais, tendo sido reconciliados, seremos salvos por meio de sua vida!
– Romanos 5:6-10
“E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes”
— Lucas 23:3
“Ele mesmo levou os nossos pecados” em seu corpo na cruz, para que pudéssemos morrer para os pecados e viver para a justiça; “pelas suas feridas você foi curado”.
– 1 Pedro 2:24
“E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”
— Mateus 26:39
“E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria”
— Marcos 8:31
“e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”
— Filipenses 2:8
“porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens e matá-lo-ão; e, morto, ele ressuscitará ao terceiro dia”
— Marcos 9:31
“Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime”
— Isaías 52:13
“e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará”
— Marcos 10:34
“E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram”
— Lucas 24:21
“levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”
— 1 Pedro 2:24
“Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”
— Isaías 53:3
“pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra”
— Mateus 12:40
“E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes”
— Mateus 27:11
“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados”
— Isaías 53:5
“Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos”
— Mateus 27:3
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”
— João 19:30
“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”
— Romanos 6:5
“E era o Dia da Preparação, e amanhecia o sábado”
— Lucas 23:54
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo”
— Apocalipse 1:1
“Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados”
— João 19:31
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
— João 3:16
“E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
— Mateus 27:46
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”
— Lucas 23:43
“E, chegada a tarde, porquanto era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado”
— Marcos 15:42
“Bem sabeis que, daqui a dois dias, é a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado”
— Mateus 26:2
“Então, Pilatos, ouvindo falar da Galileia, perguntou se aquele homem era galileu”
— Lucas 23:6
“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”
— Lucas 23:34
“Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, gritaram, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós e crucificai-o, porque eu nenhum crime acho nele”
— João 19:6
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?”
— Salmos 22:1
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”
— João 3:5
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”
— 1 Coríntios 1:18
“olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”
— Hebreus 12:2
“E, dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo e o matariam”
— Marcos 14:1
“E, quando a mão do estrangeiro e peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer e se vender ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou à raça da linhagem do estrangeiro”
— Levítico 25:47
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”
— 1 Coríntios 15:3
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”
— Romanos 5:8
“dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias, ressuscitarei”
— Mateus 27:63
“Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”
— 1 João 1:10
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”
— 1 Pedro 3:18
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”
— Filipenses 4:13
“E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam”
— Mateus 27:41
“E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando sacrificavam a Páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a Páscoa?”
— Marcos 14:12
“Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo”
— João 11:9
“dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo”
— Mateus 27:4
“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”
— Zacarias 12:10
Estes versículos ajudam a refletir sobre o significado da Sexta-feira Santa e do sacrifício de Jesus Cristo pela redenção da humanidade.