versículos bíblicos

66+ Versículos Bíblicos Sobre Comida

A Bíblia oferece uma rica tapeçaria de versículos sobre comida, refletindo seu significado tanto no sustento físico quanto no simbolismo espiritual. Desde o maná fornecido aos israelitas no deserto até a alimentação milagrosa das multidões por Jesus, a comida é frequentemente retratada como um sinal tangível da provisão e do cuidado de Deus. Além disso, os ensinamentos bíblicos sobre alimentação abrangem princípios de gratidão, hospitalidade e consumo ético. Ao explorar estas escrituras, pode-se obter conhecimentos mais profundos sobre as dimensões espirituais da alimentação e a importância de partilhar e desfrutar da comida no contexto da fé e da comunidade.

Versículos Bíblicos Sobre Comida

Aqui estão alguns Versículos Bíblicos Sobre Comida:

“Então Deus disse: ‘Eu lhe dou todas as plantas que produzem sementes na face de toda a terra e todas as árvores que têm frutos com sementes. Elas serão suas como alimento.'”

– Gênesis 1:29

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”

— Apocalipse 3:20

“Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?”

— Jó 6:6

“Ouvi as queixas dos israelitas. Diga-lhes: ‘Ao anoitecer vocês comerão carne e pela manhã se fartarão de pão. Então saberão que eu sou o Senhor, seu Deus.’ cobriu o acampamento, e pela manhã havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. Quando o orvalho passou, flocos finos como gelo apareceram no chão do deserto. Quando os israelitas viram isso, disseram uns aos outros: ‘ O que é?’ Porque eles não sabiam o que era. Moisés lhes disse: ‘É o pão que o Senhor vos deu para comer’”.

– Êxodo 16:12-15

“Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”

— 1 Coríntios 11:29

“contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria o vosso coração”

— Atos 14:17

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança”

— Malaquias 3:10

“Jesus respondeu: ‘Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.'”

– Mateus 4:4

“e o vinho que alegra o seu coração; ele faz reluzir o seu rosto com o azeite e o pão, que fortalece o seu coração”

— Salmos 104:15

“Então Jesus declarou: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.'”

– João 6:35

“Portanto, quer você coma, beba ou faça qualquer outra coisa, faça tudo para a glória de Deus.”

– 1 Coríntios 10:31

“Então uma voz lhe disse: ‘Levante-se, Pedro. Mate e coma.’ ‘Certamente não, Senhor!’ Pedro respondeu: ‘Nunca comi nada impuro ou impuro.’ A voz falou com ele pela segunda vez: ‘Não chame de impuro nada que Deus purificou.'”

– Atos 10:13-15

“Porque o reino de Deus não é uma questão de comida e bebida, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo”.

– Romanos 14:17

“Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado se for recebido com ação de graças, porque é consagrado pela palavra de Deus e pela oração”.

– 1 Timóteo 4:4-5

“Melhor uma pequena porção de vegetais com amor do que um bezerro engordado com ódio.”

– Provérbios 15:17

“Por isso eu lhe digo: não se preocupe com a sua vida, com o que você vai comer ou beber; ou com o seu corpo, com o que você vai vestir. Não é a vida mais do que a comida, e o corpo mais do que a roupa?”

– Mateus 6:25

“Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde”

— Gênesis 9:3

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”

— 1 Coríntios 10:31

“Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta”

— 1 Coríntios 8:8

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede”

— João 6:35

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”

— Mateus 4:4

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento”

— Gênesis 1:29

“Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?”

— Mateus 6:25

“Porventura, não me vazaste como leite e como queijo me não coalhaste?”

— Jó 10:10

“Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”

— Isaías 1:19

“E o que for necessário, como bezerros, e carneiros, e cordeiros, para holocausto ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes de dia em dia, para que não haja falta”

— Esdras 6:9

“Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras”

— Eclesiastes 9:7

“afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada”

— Provérbios 30:8

“Melhor é a comida de hortaliça onde há amor do que o boi gordo e, com ele, o ódio”

— Provérbios 15:17

“E chamou a casa de Israel o seu nome Maná; e era como semente de coentro; era branco, e o seu sabor, como bolos de mel”

— Êxodo 16:31

“E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi”

— Gênesis 1:30

“Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou”

— João 6:27

“Comer muito mel não é bom; assim, a investigação da própria glória não é glória”

— Provérbios 25:27

“E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”

— Mateus 3:4

“Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta”

— Salmos 107:9

“Guardareis os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo, não semearás semente de mistura, e veste de diversos estofos misturados não vestireis”

— Levítico 19:19

“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça”

— 2 Coríntios 9:10

“e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos”

— Lucas 15:23

“Que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade é para sempre”

— Salmos 136:25

“Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor , vosso Deus”

— Êxodo 16:12

“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”

— João 4:34

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor , Deus dos Exércitos”

— Jeremias 15:16

“bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”

— Mateus 5:6

“Come mel, meu filho, porque é bom, e o favo de mel, que é doce ao teu paladar”

— Provérbios 24:13

“Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?”

— Lucas 11:12

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos”

— Provérbios 16:24

“e põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão”

— Provérbios 23:2

“Achaste mel? Come o que te basta; para que, porventura, não te fartes dele e o venhas a vomitar”

— Provérbios 25:16

“E tu toma para ti de toda comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, para ti e para eles”

— Gênesis 6:21

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”

— 1 Coríntios 6:12

“Então, disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos sacos e levai ao varão um presente: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, mirra, terebinto e amêndoas”

— Gênesis 43:11

“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram”

— Hebreus 13:9

“Eu sou o Senhor , teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei”

— Salmos 81:10

“Tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos, à multidão”

— Mateus 14:19

“Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores, e brotara renovos, e dera amêndoas”

— Números 17:8

“Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo”

— 1 Coríntios 6:13

“A alma generosa engordará, e o que regar também será regado”

— Provérbios 11:25

“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora”

— Provérbios 21:20

“E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e trigo miúdo, e aveia, e coloca-os numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso”

— Ezequiel 4:9

“E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram”

— Gênesis 19:3

“desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo”

— 1 Pedro 2:2

“A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce”

— Provérbios 27:7

“Do preceito de seus lábios nunca me apartei e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento”

— Jó 23:12

“Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”

— Neemias 8:10

“No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás”

— Gênesis 3:19

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”

— João 6:51

“Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos”

— Neemias 13:15

Esses versículos destacam vários aspectos da comida, desde a provisão de Deus e as leis dietéticas até o significado simbólico da comida nos ensinamentos espirituais. Eles incentivam a gratidão, a atenção plena no consumo e o foco na nutrição espiritual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo