68+ Versículos Bíblicos Sobre Flores
A Bíblia freqüentemente usa imagens de flores para transmitir mensagens sobre a beleza e a transitoriedade da vida, a provisão de Deus e o esplendor da criação. Os versículos sobre flores muitas vezes destacam sua natureza delicada e fugaz, servindo como lembretes da mortalidade humana e da importância de confiar nas promessas eternas de Deus. As flores também simbolizam o cuidado e a atenção que Deus dá a todas as Suas criações, ilustrando Sua provisão e atenção aos detalhes. Através destas referências vívidas e evocativas, as Escrituras convidam os crentes a apreciar a beleza do mundo natural, a refletir sobre a temporalidade da vida terrena e a confiar no cuidado e amor eternos de Deus.
Aqui estão alguns Versículos Bíblicos Sobre Flores:
“Uma voz diz: ‘Grite’. E eu disse: ‘O que devo chorar?’ ‘Todas as pessoas são como a grama, e toda a sua fidelidade é como as flores do campo. A grama murcha e as flores caem, porque o sopro do Senhor sopra sobre elas. , mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre.'”
– Isaías 40:6-8
“Voz que diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo”
— Isaías 40:6
“E por que você se preocupa com as roupas? Veja como crescem as flores do campo. Elas não trabalham nem fiam. No entanto, eu lhe digo que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, estava vestido como uma delas. Se é assim que Deus veste a erva do campo, que hoje está aqui e amanhã será lançada no fogo, ele não vestirá muito mais você – você de pouca fé?
– Mateus 6:28-30
“Desci ao jardim das nogueiras, para ver os novos frutos do vale, a ver se floresciam as vides, se brotavam as romeiras”
— Cantares 6:11
“As flores aparecem na terra; chegou a estação do canto, o arrulhar das pombas é ouvido em nossa terra.”
– Cântico dos Cânticos 2:12
“Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel”
— Isaías 5:24
“Mas os ricos deveriam se orgulhar de sua humilhação – já que morrerão como uma flor silvestre. Pois o sol nasce com um calor escaldante e murcha a planta; sua flor cai e sua beleza é destruída. Da mesma forma, os ricos irão desaparecem mesmo enquanto eles cuidam de seus negócios.”
– Tiago 1:10-11
“Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes”
— 1 Reis 4:33
“Pois: ‘Todos os povos são como a erva, e toda a sua glória é como as flores do campo; a erva seca e as flores caem, mas a palavra do Senhor permanece para sempre.’ E esta é a palavra que vos foi pregada”.
– 1 Pedro 1:24-25
“E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”
— Mateus 6:29
“O deserto e a terra árida se alegrarão; o deserto se alegrará e florescerá. Como o açafrão, florescerá; regozijará-se grandemente e gritará de alegria. A glória do Líbano será dada a ele, o esplendor do Carmelo e Sharon; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus”.
– Isaías 35:1-2
“Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades”
— Isaías 43:24
“Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano lançará as suas raízes; os seus rebentos crescerão. O seu esplendor será como o da oliveira, o seu perfume como o do cedro da Líbano.”
– Oséias 14:5-6
“já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela”
— Provérbios 7:17
“Sai como a flor e se seca; foge também como a sombra e não permanece”
— Jó 14:2
“As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra”
— Cantares 5:13
“Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles”
— Lucas 12:27
“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”
— Isaías 40:8
“Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo”
— Isaías 41:19
“Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”
— Cantares 2:2
“E sobre a cabeça das colunas estava a obra de lírios. E assim se acabou a obra das colunas”
— 1 Reis 7:22
“Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra”
— Cantares 2:12
“Mas no castiçal mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com suas maçãs e com suas flores”
— Êxodo 25:34
“Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”
— Cantares 2:1
“Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo dos canaviais e da lama”
— Jó 40:21
“Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à borda do rio”
— Êxodo 2:3
“Porque o homem, são seus dias como a erva; como a flor do campo, assim floresce”
— Salmos 103:15
“Então, disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos sacos e levai ao varão um presente: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, mirra, terebinto e amêndoas”
— Gênesis 43:11
“Ó Senhor , quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas”
— Salmos 104:24
“Numa cana, estavam três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e noutra cana, três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; assim para as seis canas que saíam do castiçal”
— Êxodo 37:19
“Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”
— 1 Pedro 1:24
“Porque antes da sega, quando já o renovo está perfeito, e as uvas verdes amadurecem, então, podará os sarmentos, e tirará os ramos, e os cortará”
— Isaías 18:5
“E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam”
— Mateus 6:28
“Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura”
— Cantares 5:5
“Como ribeiros se estendem, como jardins ao pé dos rios; como árvores de sândalo o Senhor as plantou, como cedros junto às águas”
— Números 24:6
“Também Dã e Javã, o caminhante, traficavam nas tuas feiras; ferro polido, casca e cana aromática entravam no teu negócio”
— Ezequiel 27:19
“E as flores, e as lâmpadas, e os espevitadores eram de ouro, do mais perfeito ouro”
— 2 Crônicas 4:21
“Ele faz crescer a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento”
— Salmos 104:14
“E assim fez à porta do templo ombreiras de madeira de oliveira, da quarta parte da parede”
— 1 Reis 6:33
“E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia”
— Mateus 13:2
“E a flor caída do seu glorioso ornamento que está sobre a cabeça do fértil vale será como o figo antes do verão, que, vendo-o alguém e tendo-o ainda na mão, o engole”
— Isaías 28:4
“E a grossura era de um palmo, e a sua borda, como a obra da borda de um copo ou de flor de lírios; ele levava dois mil batos”
— 1 Reis 7:26
“Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor . Na verdade, o povo é erva”
— Isaías 40:7
“E o cedro da casa por dentro era lavrado de botões e flores abertas; tudo era cedro; pedra nenhuma se via”
— 1 Reis 6:18
“Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo”
— Êxodo 25:31
“E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes”
— Atos 14:13
“E tinha um palmo de grossura, e a sua borda foi feita como a borda de um copo ou como uma flor-de-lis, da capacidade de três mil batos”
— 2 Crônicas 4:5
“Eu serei, para Israel, como orvalho; ele florescerá como o lírio e espalhará as suas raízes como o Líbano”
— Oseias 14:5
“As árvores sombrias o cobrem com a sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam”
— Jó 40:22
“O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa”
— Isaías 35:1
“Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos”
— Tiago 1:11
“E as lavrou de querubins, e de palmas, e de flores abertas e as cobriu de ouro acomodado ao lavor”
— 1 Reis 6:35
“Para que, pois, me virá o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios”
— Jeremias 6:20
“Numa cana haverá três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra cana, uma maçã e uma flor; assim serão as seis canas que saem do castiçal”
— Êxodo 25:33
“Mas no mesmo castiçal havia quatro copos a modo de amêndoas com as suas maçãs e com as suas flores”
— Êxodo 37:20
“pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais”
— Salmos 103:16
“Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano se murcha”
— Naum 1:4
“E todas as paredes da casa ao redor lavrou de esculturas e de entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora”
— 1 Reis 6:29
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas”
— Mateus 23:23
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve”
— Salmos 51:7
“Todas as tuas vestes cheiram a mirra, a aloés e a cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram”
— Salmos 45:8
“O homem, porém, que eu te não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil”
— 1 Samuel 2:33
“Ai da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho”
— Isaías 28:1
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo”
— Apocalipse 1:1
“Também as duas portas eram da madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, os quais cobriu de ouro; também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas”
— 1 Reis 6:32
“Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará”
— Isaías 55:13
“e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva”
— Tiago 1:10
“Sacudirá as suas uvas verdes, como as da vide, e deixará cair a sua flor como a da oliveira”
— Jó 15:33
“Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda hortaliça e desprezais o Juízo e o amor de Deus! Importava fazer essas coisas e não deixar as outras”
— Lucas 11:42
“Como um cacho de Chipre nas vinhas de En-Gedi, é para mim o meu amado”
— Cantares 1:14
Esses versículos destacam a beleza e a transitoriedade das flores, usando-as como metáforas para a vida humana, a provisão divina e a natureza duradoura da palavra de Deus. Eles lembram aos crentes a natureza passageira das coisas terrenas e a natureza eterna das promessas de Deus.